Páginas

21 de ago. de 2011

Aula: O Cristianismo (Jesus) e Kardec




OBJETIVOS
 Conscientizar sobre o papel do Espiritismo, codificado por Kardec, para entendimento e cumprimento das máximas do Evangelho de Jesus.


DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO
=> Relembrar que Jesus, nosso amigo, irmão e Mestre nos deixou muitas lições, pois ele ensinava contando historinhas. Só que ele usava parábolas, que têm sentido figurado e nem sempre são claras... Naquela época, os discípulos de Jesus ajudavam a divulgar os seus ensinamentos.



=> Muito tempo depois de Jesus ter vivido, em 03/10/1804, nasceu na França, em Lyon, um menino chamado Hipólito Rivail, que ficou conhecido como Allan Kardec. Ele nasceu para cumprir uma tarefa de amor e sabedoria. Desde criança ele gostava de estudar os problemas da vida, o porquê das coisas, as maravilhosas obras de Deus, a origem dos seres. Era trabalhador, bondoso, inteligente, simpático e tranqüilo. Era professor, formou-se em Medicina, sabia várias línguas e escreveu vários livros.

=> De tanto Kardec questionar as coisas da vida e do universo, de tanto perguntar, os anjinhos, seus amigos, aproximaram-se dele e começaram a ensinar a ele como era o mundo espiritual.



=> Kardec acreditava em Deus, era católico, mas quando ele descobriu que a morte não é o fim de tudo, que a vida continua e nosso Espírito é imortal... ele passou a se dedicar a religião e aos estudos espirituais. Escreveu os livros básicos do Espiritismo – O Livro dos Espíritos, O Evangelho segundo o Espiritismo, A Gênese, O Céu e o Inferno, O que é o Espiritismo, A Gênese... e viajou muito divulgando o Espiritismo.

=> Com os estudos que fez e através de mensagens que vinham do mundo espiritual, por Espíritos amigos, ele esclareceu muitas passagens do Evangelho, que Jesus contou através de parábolas; também provou que a alma permanece viva mesmo depois da morte do corpo físico.... O Espiritismo surgiu para explicar os fatos da vida espiritual e para aproximar as pessoas de Deus.

=> Ele estudou sobre a vida após a morte, sobre como acontece o relacionamento do mundo invisível com o nosso e em toda a sua obra ele desejou esclarecer as pessoas, orientando o seu desenvolvimento espiritual.

=> Ele preparou corações para a prática do bem e do amor, que tanto Jesus queria...

=> Kardec foi como um discípulo muito dedicado de Jesus, divulgando o seu Evangelho de amor e a Doutrina dos Espíritos. Jesus teve os discípulos do seu tempo, que conviveram com ele.



=> Na verdade, Jesus lançou as sementes do bem e do amor, da verdade e da vida, só que em seu tempo as pessoas, de um modo geral, eram pouco esclarecidas ou ignorantes e , por isso, as sementes não deram muitos frutos.

=> Quando Kardec explicou as lições do Evangelho de Jesus, orientado pelos Espíritos, todos passaram a entendê-lo e praticá-lo e uma frondosa árvore nasceu dando muitos frutos.

=> Jesus espera que nós também sejamos seus discípulos, preparando o Reino de Deus aqui na Terra, semeando a bondade, o amor, o perdão, a alegria e a caridade.


AVALIAÇÃO
=> Perguntas objetivas sobre o conteúdo desenvolvido.



3 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber, se por acaso nao têm a História sobre o tema em Desenho

Silvânia disse...

Caro amigo, acabei de postar figuras para auxiliar a história no momento de repassá-las as crianças.
Um forte abraço,
Silvânia.

Anônimo disse...

Olá! Escrevi algumas estorinhas infantis para a evangelização, gostaria de publicá-las, poderia enviar para você colocar no seu blog?
Obrigada, Suzana.

Postar um comentário